terça-feira, 23 de dezembro de 2008
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Buenos dias!
A 5 minutinhos do meu segundo dia de trabalho após o regresso, penso..."o que um homem não faz por dinheiro??" Mal consegui despir-me do meu "fato" de etóloga e tenho de vestir o de psicóloga...bem justinhos, cabem os dois, não quero tirar o primeiro!! Vamos então avançar, pero com cuidado!! Adelante! (mas atenção! Zona de vibradores a 1500m! E, por favor, não atire pedras para a estrada!) Beijinhos para todos...OMETEU!
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Regresso do México
É já com muitas saudades e óptimas recordações que vos deixo aqui uma pequena amostra do que foram estas 2 semanas por terras Mexicanas. Fez tudo parte da experiência!! :)
Enjoy!
Enjoy!
Los locos e imparáveis...
Alguém muito sábio, el magnífico, dizia que em terras mexicanas se perdia a noção do tempo...es verdad, dei por mim perdida na sequência dos acontecimentos, a contabilizar o tempo pela luz solar e pelas refeições mexicanas. Foi uma sensação "espectacular" esta...situar-me no tempo pelas experiências increíbles que o iam marcando ao longo dos dias.
Tudo começa com uma viagem nocturna ao som de uns clássicos do Rock (e dos alarm calls da Sarita: "looombaaa"!), nas mãos do motorista mais loco de sempre (neste caso, seria mesmo imparável!)...Daniel! (e aqui faço um pequeno parêntises só para deixar uma mensagem em nome de todos: "Daniel volta, estás perdoado!") 1001 lombas depois chegávamos a Catemaco! Toca a montar mosquiteiros, sacos-cama, lençois e...banho!! (foi o meu melhor banho de sempre...a água estava gelada, mas foi maravilhoso, não estava a querer sair de lá! Testemunhas dizem que durou duas horas...mas naa, não foi tanto!)
Pequeno-almoço às 8h!! A nossa aventura começa...
Primeira incursão pela selva...o que posso dizer?? Mais uma vez, espectacular! Para quem sempre esperou por esse momento, torna-se difiícil transmitir a dimensão dessa sensação...valeu a pena todo o esforço para subir a floresta (mais uma vez o poder dos níveis florestais a fazer sentir-se! Níveis?? Não! Estratos?? Oh, Francisco!!). A melhor sensação de sempre...as chuvas tropicais no cimo da floresta! Primeiro, o barulho da chuva a cair sob o dossel florestal contínuo que nos cobria sem deixar passar a água...depois, a força da água a vencer a força do estrato, furando todos os espacinhos que a levavam até nós, escondidos por baixo desse "telhado florestal"! Liberdade...harmonia...equilíbrio...sensação de pertencer à natureza e não o contrário! (o que se sentiu verdadeiramente quando tivemos de voltar e descer todo o caminho feito até ali...a natureza estava em vantagem, era ela que mandava e não nós. Aqui deixo ficar uma homenagem sincera a...Paulina, la loca!! Ligou o piloto atotomático e só parou lá em baixo para uns valentes goles de água da chuva...a conselho do médico, claro!!)
Primeiros obstáculos superados, venham os próximos! Preparar binóculos, cronómetro, bloco e caneta e...começam as tão aguardadas observações de campo! Sim, foi isto por que tanto ansiei e que me fez sentir verdadeiramente realizada...ali, no papel de etóloga, senti-me completa. Foram quatro dias de observações intensivos que reforçaram a minha sensibilidade para o estudo do comportamento animal e a vontade de continuar. Sim, era isto mesmo!
Ilha de Agaltepec e Monte Pio, lugares incríveis, cada um com as suas dificuldades particulares...mas este último deu luta, deu...andávamos imparáveis para não perder de vista o indivíduo focal (quando não se encontrava em descanso, claro!) Entre arbustos e lianas, olhos entre o estrato emergente e o solo para não pisar nenhuma cobra não desejada, los locos não desistiam...apenas parávamos para tentar admirar a beleza de um colibri que se fazia ouvir no silêncio da floresta ou...para atacar os intermináveis pacotes de bolacha do Zé!! Para além de tudo isto, destes dias de observação vão ficar para sempre na nossa memória: as paisagens de floresta entre a neblina, a boa disposição e o esforço persistente da Ari em busca das fêmeas com cria (obrigada, Ari!), a orientação espectacular do Pedro (principalmente naquela tarde intensiva de trabalho no La Panga, foi incansável), o espírito de trabalho de grupo, a visão da Mary Poppins a descer a floresta (um misto entre Mary Poppins e Pipi das meias altas!), os momentos de maior proximidade com os macacos uivadores nos seus picos de actividade (sim, desciam ao solo!), os barulhos da floresta à noite, o nascer do sol...e todas aquelas sensações auditivas, olfactivas e visuais não transmissíveis por palavras.
De Catemaco fica a imagem das árvores cobertas de garças, a paisagem da Laguna de Catemaco, o ataque cerrado das limas às "cabeças" e, entre outras coisas...LA PANGA! (a Paulina talvez tenha preferido o La Tanga, mas gostos não se discutem!) Desde a maravilhosa tarde passada ao som de "Senhorita" e "Adelita e Joselita em coro", na suprema presença de Jeeesus Cristooo num cadillac, à noite mais loca de sempre...mais uma vez, difícil será traduzir por palavras as imagens que guardamos dessa noite ao som dos ritmos mexicanos! Para essa noite são atribuídos vários "primeiros lugares"...Adelita, El Magnífico e Pedro (que terá voltado para casa sem chinelo, tal foi a animação) ocupam o podium! A Verónica ia sendo hipnotizada, mas acabou por ganhar o jogo das cadeiras em vez de se transformar em galinha! Foi impossível permanecer indiferente ao som daqueles ritmos latinos, aqui a Papoila também estava imparável...pusemos ou não uns bons discos, Sarita?? Éramos as DJs de serviço, não podiamos descurar! Enfim, tequila é tequila, trabalho é trabalho!!
No entanto, Monte Pio não ficou nada atrás, muito pelo contrário! Mas, atenção, um conselho: nunca digam "se a Verónica for, eu vou!!", principalmente quando atingem aquele nível (mais uma vez os malditos níveis!!) de tequila a partir do qual esta já não sobe mais, segundo a sabedoria de El Magnífico! Bem, a partir daí tudo é possível! Ainda que tenha apanhado o susto da minha vida ao ver desaparecer no mar professor e amigos, devo dizer que...a praia de Monte Pio à noite, o céu estrelado que foi ficando coberto pelas nuvens e o barulho do mar a cortar o silêncio da natureza, formam a combinação perfeita naquele equilíbrio entre selva e praia.
Monte Pio vai ficar na história, sim...bastou meter cavalos e mulheres de branco! Paulina, la loca, surpreende mais uma vez! Montada no seu cavalo branco, vestida de branco, Paulina é avistada a cavalgar sin miedo, deixando para trás um mexicano numa mota que tenta desesperadamente alcançá-la! Uma imagem que ficará para sempre na memória de muitos! Como essa, só mesma a da nossa Veroniquita a subir as dunas no seu cavalo descontrolado! Foi, sem dúvida, uma experiência increíble...atravessar praia e paisagens verdes a cavalo, até à cascata onde pudemos mergulhar, regressando de noite, já sob as estrelas...se foi.
Bem...se, por um lado, esta semana parecia ter passado tão devagar, por outro lado estava já a chegar ao fim. Estavamos quase a ser deixados por nossa conta...faltava apenas uma coisa, o TEMAZCAL. Nunca pensei que a Paulina se revelasse o elemento libertador da experiência...;) Contudo, foi bom partilhar esta experiência com vocês, despoletou algumas sensações agradáveis inicialmente...mas nem a vela de Jesus Cristo me convenceu a aguentar as "40 pedras"!
Bueno...chegaram as férias! Primeira cidade de destino...Veracruz! Chegou o momento do banhinho quente tão esperado e do "melhor" café do mundo! Uns bons momentos de descontracção e comprinhas para família e amigos! No dia seguinte tomamos a grande decisão das nossas vidas..."Oh, o Pacífico é perto demais, vamos mas é para Cancún!". Sim, somos todos locos!!
Lá vamos nós! Primeiro passo...viagem de 16h (16 ou 19??) até Campeche de camioneta! Cadeiras reclináveis, filmes com vozes de raparigas do canal 18 e...muito, muito mp3 do Zé (é ou não é bom, Paulina??) e água! Só faltou o espaço de "sala" para além do "quarto", como no avião à ida para o México! Uma falha, não, Zé? No entanto, estava tudo numa nice! Um conselho: sempre que fizer uma viagem nocturna de tantas horas, leve muuitaas barritas de cereais!
Chegadinhos a Campeche, `bora lá alugar um carro à turista, com muito bom aspecto e que permita deixar as malas à vista! A seguir...rumo a Mérida! (não, não fomos para Espanha...não somos tão locos assim, ainda que possamos parecer!) Bem, tivemos O ALMOÇO da nossa vida...entradas maravilhosas (ainda estou à espera do efeito da maionese para fazer jus à alcunha Andreia das tripas!) e um marisco delicioso de comer e chorar por mais! Um almoço suficientemente consistente para a Verónica dominar o nosso Kitt em terra batida!
Almocinho na barriga, rumo a Chichén Itzá! Infelizmente, chegámos precisamente no momento de encerramento da cidade, mas sempre deu para o espectáculo nocturno. Ainda que não surpreendente, pelo facto de ser à noite, a cidade acaba por conseguir transmitir parte do seu misticismo, deixando a descoberto os fantasmas da civilização Maia. No entanto, no dia seguinte é que nos apercebemos melhor da sua grandiosidade. E esta terá sido mais uma noite bem passada, num hotel encontrado nas páginas do guia da Península de Yucatán.
Ao som do cd "quemado" do La Panga, a viagem continua rumo a Cancún! Esta ficará, sem dúvida, na história das melhores viagens de carro! Muita animação, muita música e muito ritmo...não faltou nada, nem uma multazinha por excesso de velocidade (chame-se a excesso de velocidade, o ponteiro a passar os 40km/h) e o direito a uma luzinha de mau funcionamento do motor! "Looombaaa"!
Passados todos os obstáculos, Cancún!! O difícil foi conter os nossos impulsos para mergulhar no Mar das Caraíbas ao longo das praias privativas de acesso exclusivo pelos hotéis de 5 estrelas! Lá encontramos um "buraquinho" de praia entre as privativas com direito a um mergulho no mar quente e a um quase assalto ao nosso carro alugado! Siga para a Playa del Carmen, o nosso destino último paradisíaco!
Cabañas La Ruina, aqui passamos aquela que seria a nossa última noite transformada em duas...duas últimas noites, dois últimos jantares...enfim, a desgraça! Mais um conselho sábio: tenham cuidado com as tequilas dos últimos jantares e nunca peçam coca num barzinho de praia com influência hippie! Não poderiamos ter encontrado melhor estadia...cabanas em cima da praia, céu estrelado sob o Mar das Caraíbas a um passo do quarto, a luz do nascer do sol sob o mar, a entrar às 6h pelo quarto e a puxar-nos para um mergulho matinal, pequeno-almoço na praia...aii, vamos voltar!
Depois de tudo isto, o que poderíamos querer mais?? Nada, diriamos nós! Só se foosseee...um último jantar!! Sim, é verdade, tivemos direito a mais uma noite num hotel de 5 estrelas na cidade do México, um jantar delicioso no quarto e um belo pequeno-almoço...agora sim, já não dava para pedir muito mais!
E depois deste pequeno relato dos 15 dias mais ESPECTACULARES dos últimos tempos, as saudades apertam e só me apetece voltar...
A nós, los locos e imparáveis!!
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
A caminho do México...
terça-feira, 18 de novembro de 2008
O dia está a chegar!
Estamos quase a ir embora para a tão aguardada viagem e, acompanhada de muita ansiedade e expectativa, estes últimos dias vão passar a correr! I can't wait! (Faltam 3 dias! 3!)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Contagem Decrescente

Falta 1 mês e 11 dias para:
Irmos para o México, fazermos horas e mais horas de viagem, divertirmo-nos muito, aprendermos qualquer coisinha, bebermos tequilla, vermos macacos, insectos, cobras e afins, bebermos mais uma tequilla, andarmos imundos e com banhos mal tomados, passear na selva, mais tequilla lá pelo meio, muito repelente, contemplar uma terra que é sem dúvida lindíssima, vermos mais macacos, pôr mais repelente, tirar milhões de fotos, trazer uns recuerdos, beber uma última tequilla, fazer mais 1000 horas de viagem, chegar a Portugal e querer voltar o mais breve possível! Será que me esqueci de algo!?
domingo, 5 de outubro de 2008
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Manhãs no Zoo V
Olá a todos. Mais uma manhã passada no Zoo de Lisboa. Desta vez, eu, a Rafa e o Adérito demos as boas vindas aos novos bebés!!!
Kisses
Sara***
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Second round!

As férias passaram rápido e refrescaram-me a alma! Lá pelo meio recebi a notícia que acabei o curso (finalmente!) e estamos prestes a reiniciar a nossa pós graduação... e que saudades que eu tinha disto! Com esta reentrada vêm os trabalhos atrasados, os deixados a meio e os que hão-de vir. É só respirar fundo que isto logo logo se compõe! Falta muito pouco para irmos para o México (que fiiiixe!!) e estou desejosa por aprender tudo e mais alguma coisa sobre os nossos tão adorados primatas. Venha então o segundo round que nós estamos mais que preparados ou pelo menos eu estou!
domingo, 10 de agosto de 2008
domingo, 3 de agosto de 2008
Monte Selvagem
Ontem, fiz uma primeira visita ao Monte Selvagem e fiquei muito bem impressionada. A localização vem junto com uma paisagem que eu considero lindíssima, a do nosso Alentejo. O espaço está muito bem conseguido, está em potencial crescimento e tem instalações que achei muito boas. Recomendo vivamente uma visita a este sítio, onde passarão com certeza um dia bastante agradável na companhia da bicharada. Deixo aqui umas fotos... Enjoy!
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Me-do!
domingo, 20 de julho de 2008
Manhãs no Zoo III
Boa Noite Amigos Primatas,
Hoje fui sozinha para o zoo mais a minha nova Nikon D40. Entusiasmei-me e tirei cerca de 200 fotos! Aqui vão as favoritas!
Kisses
S.***
sábado, 12 de julho de 2008
Bem-vindo, pequenote!
Enjoy!
sexta-feira, 11 de julho de 2008
"A Companhia dos Lobos"
"E não se limitou a aprender com a experiência, mas os seus instintos há muito adormecidos acordaram. Foram derrubadas gerações de domesticação. De uma forma vaga, regressou à juventude da raça, quando os cães selvagens se agrupavam em matilhas na floresta primitiva e matavam para comer quando perseguiam as suas presas. Para ele não era problema aprender a lutar com golpes e rasgões e as rápidas dentadas de lobo. Tinha sido assim que haviam lutado os seus antepassados já esquecidos. Brotou rapidamente a antiga vida dentro de si, e os velhos truques inscritos na hereditariedade da raça eram também os seus. Emergiram nele sem esforço ou descoberta de coisas novas, como se sempre estivessem lá estado. E quando, na calma noite gelada apontou o focinho para as estrelas, uivou longamente como um lobo, ele era os seus antepassados, mortos e tornados já em pó, apontando o focinho para as estrelas e uivando através dos séculos, um uivo que vinha de dentro de si. E as suas cadências eram as cadências deles, as cadências que davam voz à mágoa e que para eles significavam a quietude, o frio e a escuridão." (Jack London, The Call of the Wind - o conflito entre um cão de São Bernardo, o "apelo da liberdade selvagem" e a sua relação com os lobos.)
Aqui está a "lobita", a cria do CRLI, que tendo de ser retirada à mãe, está sob delicados cuidados humanos. Tão pequenina, tão vulnerável, tão dependente...mas não deixa de ser um lobo, com esse seu "apelo da liberdade selvagem"! Aqui se coloca a questão do "imperativo da vinculação", de que fala Luís Soczka, estando a cria afastada da mãe num período delicado em que se começam a estruturar comportamentos sociais e vinculações afectivas que podem marcar para sempre o seu comportamento quando atingir a maturidade. Contudo - e ainda bem que assim é! -foi feito o melhor em termos da sua sobrevivência e estão a ser reunidos todos os esforços no sentido do seu bem-estar e de um desenvolvimento saudável...está em "boas mãos"!*
quinta-feira, 10 de julho de 2008
domingo, 6 de julho de 2008
Não,não são macacos!
E como nem só o interesse de observação e afins recai nos macacos, deixo-vos aqui com umas fotos (pois claro!) de outra bicharada muito engraçada e igualmente interessante! Enjoy!
sexta-feira, 4 de julho de 2008
Um pensamento...
O que nos torna diferentes dos demais?
Seremos assim tão superiores e/ou inteligentes?
ou será, que simplesmente a ignorância sobre os outros é ainda maior do que a ignorância sobre nós mesmos?....pensem nisso ;-)
Seremos assim tão superiores e/ou inteligentes?
ou será, que simplesmente a ignorância sobre os outros é ainda maior do que a ignorância sobre nós mesmos?....pensem nisso ;-)
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Momento de reflexão I
Amigos Primatas,
Aqui vai um momento de reflexão...
I have found the missing link between the higher ape and civilized man; it is we.
Aqui vai um momento de reflexão...
I have found the missing link between the higher ape and civilized man; it is we.
Konrad Lorenz
terça-feira, 1 de julho de 2008
Significados
Em vez de estar só a mostrar fotos e a falar sobre futuras dúvidas e trabalhos que estão para vir e fazer (e já que ninguém se chega à frente para escrever qualquer coisinha nova!)...o que eu queria mesmo dizer acerca desta novidade da Primatologia e do Comportamento Animal é que me faz brilhar os olhos, respirar de ansiedade e querer saber mais e mais sobre este fantástico mundo. Esta pós-graduação foi a melhor coisa que me podia ter acontecido nos últimos tempos e faz-me sentir que há uma linha de continuação de coisas que eu não sabia pôr em objectivos futuros. Se há coisa que me faz sorrir com muita vontade, é observar os nossos Primatas e confesso que nem tenho feito nada de por aí além, a não ser olhar muito para eles e tirar toneladas de fotos! É óptimo poder participar cada vez mais na sua rotina diária, sabendo aos poucos o que cada movimento significa. E há muito tempo que sei e sinto que posso fazer parte deste mundo...Vontade e empenho eu tenho. Será que chega!?
Dou por finalizada a parte lamechas da coisa. Deixo-vos aqui mais uma foto como despedida! Enjoy!
Dou por finalizada a parte lamechas da coisa. Deixo-vos aqui mais uma foto como despedida! Enjoy!
domingo, 29 de junho de 2008
Manhãs no Zoo II
Estas manhãs no Zoo têm-se vindo a repetir e são absolutamente deliciosas! Cada vez mais e a cada retorno, reconhecemos sons, comportamentos, animais (e sim, não são só primatas!) e damos os nossos próprios nomes a cada um e que tão bem caracterizam os nossos bens mais preciosos. Estou a amar cada momento e espero que com algumas das fotos que vou mostrar entendam o porquê deste meu fascínio pelos nossos chimpanzés! Enjoy!
Rafa
Manhãs no Zoo I

Às 10h00 eu e a Rafa já nos encontrávamos no nosso mais recente santuário, a beber o café.
Começámos por ir visitar a Zézinha e a sua família. Ainda lá ficamos bastante tempo, para que eu pudesse, de alguma forma, tentar organizar as minhas ideias sobre o que estudar sobre esta espécie. No entanto, a verdade é que passei o tempo inteiro a tirar fotografias e a fugir do simpático macho Trachypitechus auratus, que à força toda queria brincar com as minhas mãozinhas! lollll
Um bocadito mais tarde veio o grande momento de todas as idas ao zoo, os nossos mais que primos Pan troglodytes. Hoje tivemos, na janela, o privilégio da companhia do Sr. Dari, que veio interagir um bocadito connosco e mostrar-nos o seu delicioso bolo alimentar! lollll. A seguir à janela, o Dari achou que jogar às escondidas comigo seria giro, embora eu ache que o facto de ele andar a correr paralelamente a mim com os dentes de fora, não fosse muito amistoso! hehehe. Lá se cansou, e para a janela veio uma pequenita carequinha que fez, mais uma vez, as nossas delícias!!!
Há quem me pergunte o que vou fazer para o Zoo com 30º em vez de ir dar um mergulhinho no mar! Bem, acho que a foto da carequita diz tudo!!!
Kisses e Muito grooming amigos primatas!
S.***
O nosso "segundo blog"!

Aqui está o nosso "segundo blog". O primeiro deu um trabalhão enorme e foi cancelado! lolll. Tive uma luta com o Harry Potter e perdi... Heheheh
A Zézita como é óbvio é a nossa mascote! Para quem ainda não a conhece, ela é uma fêmea de Trachypithecus auratus e habita no nosso Zoo. Tem a particularidade de manter este tom lindissimo de pêlo e as suas belas sardas deram origem ao seu nome... lollll Pode ser que o Adérito ou a Andreia contem como foi. Hehehehe
Bem, espero que começem a blogar!!!
Kisses kisses e Muito Grooming
S.***
Subscrever:
Mensagens (Atom)