quinta-feira, 24 de julho de 2008

Me-do!

E quando se está a aproximar o derradeiro momento do belo do exame global da Pós-Graduação (o primeiro!! sim, porque vai haver mais outro lá para o Inverno...), só me vem à cabeça disparates! Por isso, partilho aqui um momento desses...
Enjoy!

domingo, 20 de julho de 2008

Manhãs no Zoo III

Boa Noite Amigos Primatas,

Hoje fui sozinha para o zoo mais a minha nova Nikon D40. Entusiasmei-me e tirei cerca de 200 fotos! Aqui vão as favoritas!

Kisses
S.***


sábado, 12 de julho de 2008

Bem-vindo, pequenote!

Hoje houve outro encontro logo pela manhã no Zoo, maravilhoso como sempre... Tudo parecia normal e habitual, até que, heis senão quando surgiu uma pequena cabeçita agarrada a uma mãmã chimpanzé, que provocou o nosso espanto e felicidade e nos fez tirar uma infinidade de fotos para poder contemplar este novo bébé! Como se fosse necessário desculpa para tirar mais fotos a estes belos animais, mas enfim... Deixo aqui duas fotozitas deste menino(a), para os adoradores de bébés, embora ache que pior que eu não existe!
Enjoy!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

"A Companhia dos Lobos"

"E não se limitou a aprender com a experiência, mas os seus instintos há muito adormecidos acordaram. Foram derrubadas gerações de domesticação. De uma forma vaga, regressou à juventude da raça, quando os cães selvagens se agrupavam em matilhas na floresta primitiva e matavam para comer quando perseguiam as suas presas. Para ele não era problema aprender a lutar com golpes e rasgões e as rápidas dentadas de lobo. Tinha sido assim que haviam lutado os seus antepassados já esquecidos. Brotou rapidamente a antiga vida dentro de si, e os velhos truques inscritos na hereditariedade da raça eram também os seus. Emergiram nele sem esforço ou descoberta de coisas novas, como se sempre estivessem lá estado. E quando, na calma noite gelada apontou o focinho para as estrelas, uivou longamente como um lobo, ele era os seus antepassados, mortos e tornados já em pó, apontando o focinho para as estrelas e uivando através dos séculos, um uivo que vinha de dentro de si. E as suas cadências eram as cadências deles, as cadências que davam voz à mágoa e que para eles significavam a quietude, o frio e a escuridão." (Jack London, The Call of the Wind - o conflito entre um cão de São Bernardo, o "apelo da liberdade selvagem" e a sua relação com os lobos.)



Aqui está a "lobita", a cria do CRLI, que tendo de ser retirada à mãe, está sob delicados cuidados humanos. Tão pequenina, tão vulnerável, tão dependente...mas não deixa de ser um lobo, com esse seu "apelo da liberdade selvagem"! Aqui se coloca a questão do "imperativo da vinculação", de que fala Luís Soczka, estando a cria afastada da mãe num período delicado em que se começam a estruturar comportamentos sociais e vinculações afectivas que podem marcar para sempre o seu comportamento quando atingir a maturidade. Contudo - e ainda bem que assim é! -foi feito o melhor em termos da sua sobrevivência e estão a ser reunidos todos os esforços no sentido do seu bem-estar e de um desenvolvimento saudável...está em "boas mãos"!*




quinta-feira, 10 de julho de 2008

Evolução

Só para deixar uma pontinha de humor (e discussão?!) acerca da evolução do Homem...
Enjoy!

domingo, 6 de julho de 2008

Não,não são macacos!

E como nem só o interesse de observação e afins recai nos macacos, deixo-vos aqui com umas fotos (pois claro!) de outra bicharada muito engraçada e igualmente interessante! Enjoy!


sexta-feira, 4 de julho de 2008

Um pensamento...

O que nos torna diferentes dos demais?
Seremos assim tão superiores e/ou inteligentes?
ou será, que simplesmente a ignorância sobre os outros é ainda maior do que a ignorância sobre nós mesmos?....pensem nisso ;-)

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Momento de reflexão I

Amigos Primatas,

Aqui vai um momento de reflexão...


I have found the missing link between the higher ape and civilized man; it is we.
Konrad Lorenz

terça-feira, 1 de julho de 2008

Significados

Em vez de estar só a mostrar fotos e a falar sobre futuras dúvidas e trabalhos que estão para vir e fazer (e já que ninguém se chega à frente para escrever qualquer coisinha nova!)...o que eu queria mesmo dizer acerca desta novidade da Primatologia e do Comportamento Animal é que me faz brilhar os olhos, respirar de ansiedade e querer saber mais e mais sobre este fantástico mundo. Esta pós-graduação foi a melhor coisa que me podia ter acontecido nos últimos tempos e faz-me sentir que há uma linha de continuação de coisas que eu não sabia pôr em objectivos futuros. Se há coisa que me faz sorrir com muita vontade, é observar os nossos Primatas e confesso que nem tenho feito nada de por aí além, a não ser olhar muito para eles e tirar toneladas de fotos! É óptimo poder participar cada vez mais na sua rotina diária, sabendo aos poucos o que cada movimento significa. E há muito tempo que sei e sinto que posso fazer parte deste mundo...Vontade e empenho eu tenho. Será que chega!?
Dou por finalizada a parte lamechas da coisa. Deixo-vos aqui mais uma foto como despedida! Enjoy!